Avião solar faz viagem internacional

Em uma viagem histórica, por mais de 6.000km, um avião impulsionado unicamente por energia solar fez o primeiro voo intercontinental utilizando unicamente energia solar como combustível.

O Solar Impulse completou a viagem entre Marrocos e suíça na última terça feira, dia 24, quando aterrissou em Payern, na Suíça, completando o último trecho da viagem que iniciou em Maio deste ano.

Este voo foi um marco na história da utilização da energia solar, por quebrar diversos recordes associados a essa tecnologia, entre eles os de maior distância percorrida por um avião solar e maiores velocidades alcançadas em voos impulsionados unicamente por energia solar.

Para que tal façanha fosse completada, foram anos no projeto do avião impulse one. Os esforços para que esse projeto decolassem começaram em 2003, com a união de diversos grupos industriais eupeus que financiaram o projeto, orçado em mais de 90 milhões de euros, e que levou quase dez anos para de fato sair do chão.

Para que o avião pudesse obter energia suficiente para seu voo, foram acopladas em seu chassi mais de 12.000 células solares, equipamento este que garantiu que o avião completasse essa imensa distância sem ao menos queimar uma gota de combustível, apenas à base da energia solar.

O avião, pilotado por Bertrand Piccard e André Borschberg decolou da França, sobrevoou parte do continente europeu, depois se dirigiu ao Morrocos, e votou a Europa para aterrissar na suíça sem a necessidade de pausas noturnas, já que a energia obtida das placas solares ficava armazenada em baterias para momentos em que o lima não era favorável.

O próximo projeto da equipe responsável pelo voo é organizar até 2014 um voo que dê a volta ao mundo. Enquanto isso, outros grupos inspirados pela ideia, já anunciaram planos para montar seus próprios aviões solares.

No comments yet.

Deixe um comentário

*