As numerosas propriedades e benefícios da camomila, pequena flor branca com botão amarelo, fazem dela um remédio homeopático extraordinário e indispensável. Conheça as Indicações: Para que serve e suas contra-indicações.
A camomila (Matricaria chamomilla) é uma planta herbácea, originária da Europa, porém cresce livremente em todo mundo e é muito utilizada como planta medicinal. A camomila é uma planta que se adapta sobretudo a climas temperados, solos férteis e húmidos.
As suas folhas estão dispostas em forma alternada, as pétalas das flores são brancas e foram pequenos capítulos que se apresentam isoladamente, o seu caule mede cerca de 45 a 50 cm de altura. Encontram-se um pouco por todo o país mas existem normalmente em searas ou junto às bermas da estrada.
Indicações: Para que serve
A camomila está indicada essencialmente para afecções agudas e imprevistas, como dores de ouvidos, dores de dentes e cólicas intestinais. No entanto, também é recomendada quando as crianças manifestam comportamentos impróprios.
Se o seu filho tem por hábito atirar os brinquedos para o chão, com sentimento de raiva; se é uma criança que não suporta ser observada, não quer que lhe dirijam a palavra nem que lhe toquem, a camomila é indicada para diminuir o nível de irritabilidade ou o mau génio.
A camomila possui acção anti-espasmódica, anti-inflamatória e antibiótica. A utilização desta “planta medicinal” maravilhosa é bastante diversificada, desde o tradicional chá de camomila aos banhos de óleo essencial de camomila, são muitos os métodos de tratamento para os distúrbios digestivos e nervosos existentes.
De uma forma geral, a acção desta planta permite reduzir as inflamações e aliviar qualquer dor, tal como todos os remédios homeopáticos cuja finalidade é aliviar a dor e permitir o bem-estar do organismo.
De uma forma mais específica a camomila é indicada no tratamento das seguintes condições:
- Cólicas abdominais principalmente em crianças – regulador do trânsito intestinal.
- Dispepsias – para tratar sintomas como má digestão, flatulência, distensão abdominal, actuando como tónico digestivo.
- Diarreia
- Crescimento da dentição dos bebês
- Calmante especialmente das crianças – ansiedade, excitabilidade nervosa, stress, tensão nervosa.
- Gastrite e úlcera gástrica
- Cicatrizante da pele – dermatites, feridas, hemorróidas, peles secas e queimaduras.
Contra-indicações
Não existem referências sobre contra-indicações dos componentes deste medicamento homeopático. No entanto, em caso de sobredosagem a camomila pode causar náuseas, excitação nervosa e insónias. Por outro lado, pode causar reacções alérgicas em pessoas sensíveis ao pólen da flor. Caso haja algum tipo de reacção adversa recomendamos que pare o tratamento e recorra a um serviço médico.
No comments yet.