Como funciona o processo de gravação de dupla camada

O DVD Dual Layer nada mais é do que um formato derivado do DVD + R, um formato criado com uma aliança entre o DVD + RW. Sua utilização surgiu pela primeira vez em 2003 e a ideia do disco é apresentar duas camadas graváveis, cada uma com a capacidade de armazenar em torno de 4,7GB o que torna o disco com uma capacidade total de 8,55 GB mas porém apenas 7,96 são utilizáveis.

Os discos ainda poderão ser lidos em vários tipos de dispositivos de DVD mais modernos, as unidades mais antigas por sua vez são menos compatíveis e somente poderão ser criados utilizando os chamados DVD + R DL e Super Multi drives.

Os preços comercializáveis sobre o produtos no primeiro momento era bastante parecido com o single layer. Apesar disto atualmente está até mesmo duas vezes mais caro do que uma mídia convencional. É interessante citar que os discos de dvd dual layer permitem uma gravação de até 12 vezes do que os discos atuais de camada única que permitem uma velocidade de gravação de até 24 vezes.

Como funciona o processo de gravação de dupla camada

A dupla camada de gravação permite tanto ao DVD R como também para o DVD + R como uma boa forma de armazenamento de dados, com uma capacidade de até 8,5 gigabytes por disco.

Um disco que possua uma dupla camada difere bastante de sua contraparte dos DVDs atuais, sendo empregadas uma segunda camada física no interior do próprio disco. A unidade que tiver a capacidade de ler este disco irá acessar a segunda camada com um laser através de uma camada semi transparente. Com isto todas as mudanças de camadas poderão apresentar um tipo de pausa perceptível em discos de DVD que é possível ser percebida em vários segundos.

Existem no mercado muitos leitores que tem a capacidade de suportar a tecnologia de dual layer, apesar disto as velocidades de gravação ainda estão bem abaixo do que dos discos de camada única de mídias.

Os DVDs dual layer são uma excelente alternativa para o usuário que quer um disco de qualidade e que tenha um bom espaço.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*