Curiosidades sobre caminhões

Utilizados nos quatro cantos do mundo, os caminhões são abastecidos com óleo diesel, que possuem tanques de combustível especificos em praticamente todos os postos.

Confira algumas curiosidades sobre os caminhões:

– Variedades: Existem basicamente dez tipos de especificações de caminhões no mercado: Veiculo Urbano de Carga (Vuc), semi-pesado, pesado, extrapesado, truckado, treminhão, carreta de dois eixos, carreta de três eixos, rodotrem e bitrem. Todos costumam funcionar a óleo diesel.

– Nome de animal: todos os caminhões possuem uma peça chamada “cavalo mecânico”. Essa parte é responsável pela alocação da carga junto a cabine e motor.

– Resistentes: Por rodarem com um combustível especifico, as peças do motor do caminhão costumam ganhar aumento de vida útil, o que aumenta a eficiência desse tipo de transporte. A composição química do produto tem basicamente átomos de carbono, hidrogênio e enxofre, o que facilita a ignição.

– Corrida: Os caminhões preparados que competem na Fórmula Truck têm motores com cerca de mil CV. Essas máquinas podem atingir até 240 km/h no fim da reta

– O maior do mundo: A General Motors canadense produziu, em 1976, o maior caminhão do planeta. Com 6,9 metros de altura e 20 de cumprimento, o veículo foi utilizado na mineração no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e contava com quatro motores de tração. A alimentação desse sistema se dava por um gerador de energia capaz de iluminar 250 residências ao mesmo tempo.

– Primeira mulher: A primeira brasileira a pilotar um caminhão nasceu em 1925 e era conhecida como Tia Neiva. Foi a primeira mulher a também conseguir a habilitação especial para dirigir caminhão e trabalhou como transportadora de cargas.

– Origem das frases que ficam atrás dos caminhões: Atribuída a criação de motoristas brasileiros da década de 1950, historiadores acreditam que essas frases foram inspiradas numa prática argentina de colocar frases e desenhos em carroças de tração animal. Teria sido apenas uma adaptação.

 

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*