Deficiência de Ferro é a principal Causa de Anemia

A carência de ferro é a deficiência nutricional mais comum no mundo e a principal causa de anemia.

O ferro é um nutriente fundamental para o Homem, não só porque actua na produção das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigénio, através da hemoglobina, mas também porque é um componente de enzimas vital para a produção de energia.

Alimentos ricos em Ferro

Os alimentos têm dois tipos de ferro – heme e não heme -, que se distinguem consoante a origem e a forma como são absorvidos pelo corpo.

O primeiro é oriundo principalmente dos produtos animais, com destaque para o fígado, rins, coração, mariscos crus e carnes de aves e peixes.

Já o ferro não-heme está presente nos vegetais, ovos e leguminosas, mas é muito menos absorvido que ferro heme.

A sua absorção está, em grande parte, dependente da presença de outros alimentos, sobretudo os que são ricos em vitamina C, como brócolos, couves, tomates ou citrinos.

Vários estudos demonstraram, por exemplo, que a quantidade de ferro absorvida (através de cereais de pequeno-almoço) duplicava ou triplicava caso na mesma refeição se ingerisse uma laranja grande ou sumo de laranja. Por outro lado, alguns alimentos ou bebidas bloqueiam a absorção de ferro, como é o caso das bebidas com taninos, presentes no chá e no café.

Ferro e anemia

Alimentação rica em Ferro

A anemia por deficiência de ferro é o problema alimentar mais comum no mundo, estimando-se estar presente em cerca de um bilião de pessoas. Este problema revela-se através de palidez, ulcerações na língua, apatia, fraqueza com diminuição da função muscular e alterações no comportamento cognitivo. Alguns estudos associam-na também à queda de produtividade dos trabalhadores e à diminuição da resistência às infecções.

Uma alimentação desequilibrada, tal como as hemorragias, que provocam uma perda de ferro, dão origem a uma deficiência deste mineral que se deve tratar com suplementos alimentares. A sua carência afecta, sobretudo, as crianças e as mulheres que amamentam, mas também os idosos.

É provável que se verifique, igualmente, durante a gravidez, já que a mãe tem de fornecer uma grande quantidade de ferro ao feto em desenvolvimento. As raparigas adolescentes em processo de crescimento e que começam a menstruar também podem correr o risco de desenvolver uma anemia provocada por deficiência de ferro, se seguirem dietas que excluam a carne.

No comments yet.

Deixe um comentário

*