Homeopatia no Tratamento da Dermatite Atópica e Alérgica

Existem resultados muito interessantes no tratamento homeopático da Dermatite Atópica e Alérgica.

Este tipo de eczema caracteriza-se por lesões vermelhas com fissuras e borbulhas associadas a supuração e muita coceira nas regiões das pregas cutâneas, tais como bordo interno dos cotovelos e dos joelhos, no bordo do couro cabeludo, atrás das orelhas e nos pulsos.

Foto de dermatite atópica

Este tipo de dermatites têm início na infância e definem-se por uma susceptibilidade a vários alergénios, tanto alimentares (a produtos lácteos ou peixe) e como alergénios de contato (substâncias que em contato com a pele produzem as lesões de tipo eczematoso).

Cerca de 90% dos quadros de dermatite atópica desaparecem aos 12 anos de idade. No entanto, esta susceptibilidade alergénea muitas vezes evolui para doenças respiratórias crônicas e profundas como o caso da asma alérgica, em que a susceptibilidade deixa de ser cutânea e passa a ser mucosa. Mais especificamente da mucosa respiratória com as manifestações típicas de rinite alérgica e asma.

Em linguagem homeopática definem-se este tipo de quadros como agravamento mórbido ou impregnação mórbida.

Na homeopatia é possível modificar esta susceptibilidade nos atópicos preferencialmente ainda no estado de manifestação eczematosa. Utilizam-se remédios homeopáticos que não só actuam directamente sobre a lesão mas também modificam o modus operandi desta susceptibilidade, modificando e diminuindo a susceptibilidade do doente atópico aos alérgenos vários.

Estes remédios de fundo (como são chamados) compreendem na sua patogenesia (experimentação homeopática) tanto os sinais e sintomas objetivos lesionais como as características específicas do doente de tipo atópico, tanto a nível constitucional (morfologia física) como da sua caracterologia ou personalidade.

O remédio homeopático de fundo tem como função o reequilibro das capacidades vitais ou integridade de todas as funções biológicas do indivíduo, actuando por isso não apenas na susceptibilidade atópica mas no seu estar em geral.

remédio homeopático Natrum Muriaticum

Dois dos grandes remédios homeopáticos de fundo do doente atópico são o Natrum Muriaticum e o Sulphur; porque experimentalmente nas patogenesias homeopáticas se verificam manifestações objetivas semelhantes ao quadro lesional e uma sequência do tipo de manifestação mórbida característica do doente atópico.

Os critérios de diferenciação têm a ver com o tipo de lesão e com os dados constitucionais e de personalidade que fazem o homeopata seleccionar de um vasto leque de remédios homeopáticos aquele que compreende o maior número de sintomas lesionais e características objetivas do paciente.

O fato de na homeopatia não haver apenas um remédio para o doente atópico é devido à sua característica individualizadora ou casuística.

Não se prescreve para uma doença mas sim para um indivíduo que tem uma doença. Esta pode-se manifestar com sinais e sintomas diferentes de pessoa para pessoa. Isto obriga o médico a prescrever remédios diferentes de acordo com o quadro clínico e o tipo de personalidade do paciente.

Saiba mais sobre dermatite nas mãos

No comments yet.

Deixe um comentário

*