Lixo nas praias do Litoral Paulista

Você sabia que somente na praia de Santos, uma das mais famosas de todo o Litoral Paulista, são retiradas cerca de 100 toneladas de lixo por dia? Isso mesmo, 100 toneladas! E a situação não é muito diferente das outras praias paulistanas, inclusive Maresias. Toneladas de lixo são jogadas em nossa linda praia de Maresias, recinto dos surfistas do Brasil e do mundo, diariamente.

Lixo na praia

Mutirão

Para se ter uma ideia, em 2015, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e a convite da Prefeitura de São Sebastião, participou do mutirão de limpeza das praias, em Maresias.

De acordo com Mylene Lyra, a ação envolveu atletas, funcionários de ambas as prefeituras e voluntários, que fizeram a retirada de, aproximadamente, 15 sacos de lixo de 100 litros cada. Muita coisa para alguns voluntários recolherem.

Tipos de lixos mais encontrados nas praias

Existe um padrão no tipo de lixo jogado nas praias brasileiras, incluindo Maresias, que aumenta em ocasiões especiais, como as festas de final de ano, no qual a quantidade de resíduos mais do que dobra. Isopor, produtos em PVC, garrafas PET, latões de óleo, embalagens plásticas de todas as formas, pedaços de carro, bicicletas, pneus, galões de metal, isqueiros, sinalizadores e toda sorte de descarte são encontrados nas praias.

Não há infraestrutura para dar conta do problema

Antes que você culpe o Estado por conta dos dados que apresentaremos, tenha ciência que a máquina pública não é pai ou mãe de ninguém e não tem que ter mesmo estrutura para recolher, em uma cidade que não é metrópole ter uma infraestrutura para isso, principalmente porque, durante os feriados, a população das cidades litorâneas triplica, no mínimo.

Dados do IBGE de 2010, mostram que apenas 32,3% de todos os municípios brasileiros possuem coleta seletiva de resíduos sólidos, 55,8% deles na região sul do país, notadamente nas capitais e grandes cidades. Destaque para o Paraná, que tem 52,1% de suas cidades atendidas por programas de coleta seletiva. No que diz respeito aos aterros sanitários, a situação é mais complicada. Apesar de existir um compromisso nacional com o plano de gestão de resíduos sólidos para eliminar todos os lixões do país até 2014, ainda se busca soluções, principalmente financeiras, para resolver o problema.

Recolha seu lixo

Você gosta de praia? Você gosta de Maresias? Você curte o mar limpo para surfar, mergulhar ou simplesmente se molhar?

Então é sua, nossa obrigação recolher todo o lixo que produzimos. Carregue uma sacola plástica para recolher o lixo que produzir. Não deixe latas, sacolas, papéis, garrafas e nenhum tipo de resíduo jogado na praia de Maresias e em nenhuma outra no Brasil.

Colabore com a limpeza e a preservação de nossas praias e tenha sempre um lugar limpo e bonito para aproveitar seus dias de folga e ocasiões de festas. Depois não adianta culpar o governo (que tem sua responsabilidade, claro) pela sujeira e imundície dos litorais mais belos do mundo, o litoral do Brasil.

No comments yet.

Deixe um comentário

*