O que fazer para gravar um DVD

gravação de DVDA evolução tecnologica tornou a produção multimídia acessível a todas as pessoas, a baixo custo. Com isso, ações que antigamente custavam fortunas e só podiam ser realizadas por grandes empresas, hoje podem ser feitas por um adolescente em seu computador dentro do quarto. É o caso da gravação de CDs e DVDs. Mas, o que é preciso para gravar um DVD?

Depende do que você pretende. A cópia da mídia, ou seja, duplicação de DVD, pode ser feita usando o leitor de discos de seu computador. Atualmente, é difícil encontrar um computador que não seja capaz de gravar DVD. As dificuldades surgem no momento de produzir o conteúdo. Por isso, quase sempre copiar DVD é uma ato de pirataria, portanto, ilegal! As etapas da gravação de DVD seguem os seguintes passos:

  1. Planejamento;
  2. Produção do conteúdo;
  3. Edição dos textos, áudios e imagens;
  4. Finalização (legendas, efeitos, trilha sonora, menu);
  5. Gravação da matriz;
  6. Duplicação;
  7. Impressão no DVD, capa e Box;
  8. Distribuição.

Se o objetivo é produzir um DVD doméstico, como um filme de casamento ou um álbum de fotografias com vídeos integrados, a coisa fica mais simples. As fotos digitais e os pequenos vídeos podem ser produzidos até mesmo pela câmera do celular, da máquina fotográfica ou da filmadora doméstica. Existem tutoriais para aprender cada uma dessas atividades.

Programas gratuitos editores de vídeo também estão disponíveis para download na internet. Os sistemas operacionais atualmente em uso também apresentam editores integrados de vídeo, com diversas opções de efeitos especiais, manuseio de trilha sonora e de legendas. Usando esses editores, até mesmo as fotos digitais estáticas ganham vida, permitindo a produção de bom vídeos. Claro que programas profissionais oferecem mais recursos, mas custam caro e exigem qualificação para o uso.

Com o vídeo produzido, chega o momento de gravar as mídias. Para isso, é preciso usar um aplicativo para “queima” do DVD. Os aplicativos mais usados oferecem recursos de compactação, permitem manipular a qualidade final do vídeo e o tipo de aparelho onde será reproduzido. Antes de gravar seu DVD, procure ler um tutorial do aplicativo que vai usar para aproveitar ao máximo os recursos.

Ao comprar os DVDs virgens, observe o tamanho das mídias. Os mais baratos têm 4,5 gb, enquanto que alguns modelos populares possuem até 8 gb de espaço ou mais. O preço varia muito em decorrência do tipo de mídia e da finalidade. Existem DVDs regraváveis, muito mais caros e inúteis, caso você pretenda distribuir seu DVD para outras pessoas. Ao escolher a mídia pelo preço, é importante levar em conta o uso que se pretende fazer.

Existem mídias que aceitam impressão diretamente de impressoras jato de tinta. O resultado final não é muito bom. Para uso doméstico ou pequenas campanhas publicitárias, colar um adesivo para CD pode ser uma boa alternativa. Existem impressoras especiais para CD de alta qualidade, com tecnologia de gravação térmica e outras, que custam caro e são indicadas para quem pretende produzir em grande quantidade. Em alguns casos, a serigrafia pode ser uma solução barata e vantajosa.

A capa e o Box não oferecem dificuldades. Podem ser produzidas em qualquer programa capaz de editar texto e imagens e impressas em qualquer impressora que dê o resultado que você pretende (jato de tinta, laser, cera sólida, etc). O segredo, portanto, é planejar seu projeto, definir o resultado esperado e tirar proveito dos recursos tecnológicos existentes.

No comments yet.

Deixe um comentário

*