O vácuo é nosso amigo – porque usar uma máquina a vácuo.

Muita gente já ouviu falar de termos como embalagem a vácuo, máquina a vácuo e outros, mas você sabe o que é e para que serve? Na ciência, o vácuo tem como conceito, a ausência de matéria em uma determinada região do espaço. Seria o vácuo perfeito, mas este não é possível de se encontrar na natureza, mas existem situações semelhantes, como o espaço intergaláctico. Existem diferentes utilidades para o vácuo, sobretudo na preservação de produtos perecíveis, mas como informado, não existe o vácuo total, contudo é possível retirar até mais de 99% do ar presente dentro da embalagem.

No ramo alimentício

setor alimenticio

Ele também é usado na indústria para fechar embalagens e produtos alimentícios, usando máquinas específicas. Neste caso, quase todo o ar é retirado entre o alimento e a embalagem e em seguida é selada, preservando as condições por determinados períodos. A diminuição das moléculas de ar dentro da embalagem também reduz a pressão, se tornando menor do que a pressão do ar no ambiente externo. Assim, usando uma máquina a vácuo, a pressão atmosférica empurra o ar para dentro da embalagem.

Há também a possibilidade de embalar em atmosfera modificada, que permite a conservação dentro de embalagens seladas, mas uma parte é preenchida com uma composição de CO2 e N2, de acordo com o alimento ou produto a ser selado. Nesses casos, todo o ar é suprimido antes de selar, depois é aplicada a solução gasosa. A vida útil do alimento se preserva por menos tempo que na embalagem a vácuo, contudo as condições são ideais para preservar o sabor.

Porque conservar a vácuo ou em atmosfera modificada

máquina a vácuo

Os alimentos quando em contato com ar podem sofrer alterações no sabor, na textura e também ficar impróprios para o consumo dependendo do tipo e do período. Isso porque o ar e a umidade fazem com que os alimentos percam seu sabor, além do desenvolvimento de micro – organismos que podem alterar a cor e o sabor. A refrigeração destes alimentos retarda seu envelhecimento, contudo a conservação a vácuo se mostrou mais eficiente, sobretudo na durabilidade dos alimentos e nas condições mais simples.

Outra vantagem em embalar a vácuo está a possibilidade de não utilizar aditivos e conservantes, que podem fazer mal dependendo da quantidade e do tipo de conservante. O vácuo é capaz de conter a deterioração em diferentes possibilidades, preservando seu sabor, textura, aroma e demais qualidades. Os alimentos frescos e perecíveis podem ter uma longa duração com conservação sem produtos químicos, a partir de 3 vezes sua durabilidade em circunstancias normais. Não é alterado o sabor, cor, aroma e suas qualidades nutritivas e sem conservantes nocivos a saúde.

Períodos

Em alguns casos o período de conservação é significativamente maior, como a carne bovina, que refrigerada dura uma semana e quando embala a vácuo pode durar até 4 semanas, sem necessidade de refrigerar. Frutas e verduras podem durar poucos dias em condições ambientes, mas quando embaladas a vácuo, sua duração pode ser de até 2 semanas. O mesmo acontece com frios e embutidos, por exemplo, cujo período pode passar de 2 a 4 dias, quando refrigerado para até 4 semanas, se embalado a vácuo.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*