Pontos em realizar uma Copa do Mundo

Muito foram os problemas que cercaram a realização da vigésima Copa do Mundo, no país sede, Brasil. O alto investimento serve como principal exemplo para desenvolver um raciocínio realista, talvez pessimista, sobre o tamanho da nossa preocupação em meio a tantos problemas, se deu em cima de uma bola junto a um par de traves. O orçamento final girou na casa dos 35 bilhões de reais para realizar toda a preparação para arcar com todas as necessidades de um evento dessa grandeza.

E o que realmente podemos destacar com bastante ironia fica por conta dos seguidos orçamentos realizados antes e durante as obras, que “curiosamente” apontavam um valor, e em alguns meses depois percebíamos um pequeno erro na quantidade de casas das cifras apresentadas. Por mais que profissionais de primeiro escalão estivessem trabalhando para estabilizar todos os custos dos projetos, essa quantidade de orçamentos equivocados foram marcados como característica deste período de construções.

Mas este foi apenas mais um dos tantos outros problemas que este mundial nos trouxe. Talvez o grande erro, não seja criticar a falta de interesse público em se preocupar com áreas que necessitam de mais importância como a saúde e a educação, mas não reconhecer os benefícios em que a Copa do Mundo nos trouxe para muitas áreas para o Brasil também é agir com uma certa injustiça.

Construção

Trecho-da-radial-leste-em-Itaquera-melhorado-para-a-copa.Sediar um evento tão importante, significou estruturar o país para receber um grande número de pessoas em lugares específicos. Para essas obras, alguns milhares de trabalhadores puderam ajudar de maneira direta para que tudo pudesse ser realizado corretamente na execução. As estruturas metálicas também foram um bom destaque, que nos agradou tanto, já que não estávamos acostumados a acompanhar de perto construções tão modernas e diferenciadas como os estádios criados.

Cidades como Cuiabá, Manaus e Brasília, também ganharam mais um grande ponto turístico para as respectivas cidades, pois até então não figuravam na elite dos nossos campeonatos nacionais, e com os estádios, alguns times mais importantes começaram a visitar a cidade com maior frequência.

Transporte

Foram construídas e adaptadas várias vias das cidades que receberam os jogos, e o transporte de uma forma geral, impressionou pelo correto funcionamento sobre as regiões que receberam as partidas. Foram criadas plataformas, passarelas e outros meios, que facilitaram também a locomoção dos fãs do espetáculo. E o alumínio que faz parte da nossa rotina com belas portas, janelas e outros utensílios de importância no nosso dia a dia, também ocupou a estrutura dessas vias, aumentando ainda mais o ar de modernidade encontrado nas instalações voltadas para o evento.

Os aeroportos também não foram um problema como se esperava, e apesar de sempre funcionar com bastante críticas durante o período de Copa, os serviços aéreos marcaram alguns pontos.

Hospedagem

Essa talvez seja pensado apenas para os turistas que vieram de fora, mas a verdade é que a grande rede de hotéis e pousadas conseguiram lucrar bastante nessa época, e também preparou a todos que possam oferecer melhores condições para aqueles que viajarão durante as férias do fim do ano.

Imagem do país

Receptividade-do-brasileiro-trouxe-uma-boa-imagem.Podemos destacar esse mundial como um golaço para a reputação do nosso país. Não é novidade para ninguém que vendemos o país como um lugar violento, composto por corrupção, jogadores de futebol, mulheres bonitas e Amazônia. Talvez não nessa ordem, e nem sempre somente nesses aspectos. Mas sempre tivemos uma grande dificuldade em fazer com que o nosso Brasil pudesse ser lembrado principalmente por suas qualidades.

O turista e a imprensa que vieram afim de acompanhar a copa, se surpreenderam com a hospitalidade e condições de estrutura que o nosso país ofereceu. É uma característica do brasileiro ser receptivo, mas ainda sim isto merece um grande destaque, pois o número de pessoas que mudaram seu conceito ao nosso país cresceu bastante.

Ainda temos a oportunidade de fazer uma grande Olimpíadas em 2016, e é importante não perdê-la para que a própria imagem não volte a piorar, e assim possamos estabelecer melhores relações internacionais, e automaticamente melhorar o nosso desenvolvimento.

No comments yet.

Deixe um comentário

*