10 Dicas de Etiqueta a Ter Com Clientes Estrangeiros

Quando temos reuniões com pessoas de países e culturas diferentes, saber a etiqueta desses países torna-se absolutamente vital. É necessário estudar essas diferenças antes de entrar no escritório ou na sala de reuniões do seu cliente, de modo a que um simples erro de etiqueta não arruine um negócio, que se lutou tanto para conseguir.

Aqui vão algumas dicas para garantir uma excelente reunião…

1.     Não passe documentos sobre a cabeça de alguém… no Cambodja

A cabeça é sagrada no Cambodja. Se tiver que passar algum papel a alguém, passe por baixo. Da mesma maneira, não toque na cabeça, num gesto de amizade. Os Cambodjanos não gostam.

2.     Não cruze as pernas durante uma reunião… no Egipto

Mostrar as solas dos pés ou dos sapatos, no Egipto, é considerado muito rude. Como a sola é a parte mais baixa do corpo, é considerada pelos egipcios e por grande maioria dos povos do Médio Oriente, como a parte mais suja. O que significa que cruzar as pernas não é uma boa idéia – mantenha os seus pés no chão para garantir que não ofende o seu anfitrião.

3.     Responda a um convite com uma nota manuscrita… na Malásia

Escrever as respostas pessoalmente é um costume de negócios na Malásia. É considerado educado e mais oficial do que um e-mail. Por isso, se for convidado na Malásia, tenha a caneta e o papel á mão

4.     Não fale sobre trabalho na casa dum associado… no México

Se um associado Mexicano, o convidar para ir a sua casa, evite falar sobre trabalho. O trabalho fica na empresa. Socializar em casa significa falar sobre a família e hobbies.

5.     Dê presentes a toda a companhia e não a uma só pessoa… em Singapura

Quando oferece algum presente aos seus associados de negócio em Singapura, ofereça o presente a toda a companhia. Dar directamente ao seu contacto principal é considerado como suborno.

6.     Apenas aperte as mãos a pessoas do mesmo sexo… no Vietname

Só deve apertar a mão dos seus associados, se eles a estenderem primeiro. E nunca aperte a mão a alguém do sexo oposto. O contacto físico entre sexos não é tolerado

7.     Olhe para o cartão do seu associado… no Japão

Rabiscar o cartão de outro empresário é considerado como uma grave ofensa. É costume receber o cartão com as duas mãos e dar-lhe a atenção devida. Quando acabar de ler, não o guarde no bolso. Mantenha-o nas mãos ou guarde numa caixa própria para os mesmos.

8.     Chame um táxi da maneira correcta… na Grécia

Chamar um táxi da maneira errada, pode-lhe trazer problemas na Grécia. Estender a mão com a palma para a frente – como se estive-se a dizer para parar – é considerado, aqui, como um gesto rude. Em vez disso, estenda a mão com a palma para dentro e com os dedos juntos.

Não faça isto

9.     Se lhe for oferecido chá, aceite sempre… no Bahrain

Beber chá é muito importante no Bahrain. Se alguém lhe oferecer um durante a reunião, aceite sempre. Dizer que não, é considerado desrespeitoso e é um sinal de desconfiança para com o seu anfitrião.

10. Não vá direito aos negócios… na Colombia

É uma boa idéia e é de bom tom, começar uma reunião na Colombia com uma conversa leve, em vez de ir directamente ao negócios. É considerado como agressivo. Pergunte ao seu anfitrião como está a família ou converse sobre as últimas notícias ou sobre desporto, principalmente futebol.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*