Saiba mais sobre o Ano Novo Chinês

Muito tem se falado sobre a China. É um país cheio de mistério, curiosidades, marcos e história. Muitas coisas dão o que falar, devido à diversidade da cultura por todo o mundo. É um país que ganha cada vez mais destaque, seja devido às suas tecnologias, à própria cultura diversificada, seus costumes e suas crenças.

País que sedia grandes eventos, como as Olimpíadas de Pequim em 2008 e a Canton Fair, maior feira de negócios do mundo. Possível potência mundial em um futuro próximo, suas curiosidades deixam muita gente impressionada, sempre querendo saber mais. O ano novo chinês é uma parte de curiosidade e cultura que atrai muitos turistas.

O Ano Novo, a primavera e o ciclo Lunar

Na China, o ano novo acontece na primavera, por isso, há um ditado popular, que diz que “todos os planejamentos do ano se fazem na primavera”.

Enquanto aqui no Brasil estaríamos no final de janeiro ou início de fevereiro, lá na China eles comemoram o ano novo. Não há uma data definida, pois o calendário chinês é baseado no ciclo lunar. Como sabemos, os chineses possuem muitos hábitos baseados em crenças, no que eles cresceram acreditando.

As crenças e superstições do ano novo

Um dia antes do ano novo, as pessoas adotam hábitos que devem ser comuns em muitos outros países: arrumam e limpam a casa, fecham as contas do ano, cortam o cabelo, se cuidam, preparam as roupas.

Enquanto aqui a cor escolhida para o Ano Novo pela maioria das pessoas é o branco, pois significa “paz”, durante as comemorações na China, a cor vermelha, que é yang e vibrante, é a predominante.

Além do vermelho, também são usadas outras cores que representam sorte, como amarelo e roxo. As mulheres usam vestidos novos nestas cores, para garantir um bom ano e sorte.

No último jantar do ano, a família se reúne em volta de uma mesa circular, para favorecer a união e o relacionamento entre os membros e apreciam pratos especiais que trazem sorte e felicidade, segundo eles. São servidos pratos que representam o dinheiro, sorte, prosperidade e vida longa.

As frutas e doces são servidos em recipientes e embalagens vermelhas. Nessa época, as pessoas perdoam umas às outras, esquecem diferenças e evitam pensamentos negativos. São penduradas lanternas vermelhas nas portas, que só são retiradas após 15 dias da festa e por lá, os fogos de artifício também são famosos, com o significado de espantar os maus espíritos.

No primeiro dia do ano, solteiros e crianças recebem um envelope vermelho contendo dinheiro, distribuído pela avó ou bisavó da casa. Outro costume é colocar bilhetinhos com desejos escritos com tinta preta em papel vermelho. São costumes e tradições diferentes, alguns parecidos com os daqui, outros nem tanto… porém com as mesmas intenções.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*