5 Benefícios da Erva Mate: Reduz o colesterol, níveis de glicose no sangue e emagrece

A erva mate (Ilex paraguariensis) é uma planta rica em benefícios, um remédio caseiro extraordinário, no entanto ainda não é bem aceite como o café. É sim, uma alternativa bastante benéfica para as pessoas que não gostam do café. 

A erva mate pode ser encontrada e comprada sob diversas formas, desde a folha até o caule e a raiz. No saquinho encontrado no mercado estão presentes todas essas partes trituradas.

Benefícios da Erva Mate

Benefícios da Erva Mate

  • Estudos mostram que reduz os níveis de glicose no sangue;
  • Ajuda a reduzir o colesterol;
  • Atua na redução da pressão arterial;
  • Contribui para o emagrecimento saudável.

Um dos principais componentes da erva mate é a cafeína, uma substância que estimula a lipólise e a quebra de gordura do tecido adiposo em moléculas de ácidos gordos para fonte de energia.

Consequentemente a planta medicinal atua na diminuição do colesterol, assim como em outras propriedades que ajudam a controlar a glicose no sangue. Controlando todas as taxas que estão descontroladas nos exames, você automaticamente irá controlar a sua pressão arterial.

Podemos ressaltar que existe uma forma correta de preparar o chá de erva mate, para que os seus princípios ativos não sejam destruídos e com isso perca alguns dos seus efeitos medicinais benéficos. O mate deve ser feito de uma forma especial.

Como preparar o chá de erva mate sem perder as suas propriedades

Chá de erva mate

Você deverá levar a água ao fogo até entrar no estado de ebulição (fervura), em seguida desligar o fogo colocar os saquinhos e tampar a boca da leiteira. Deixar por 15 minutos e somente após esse tempo esfriar e consumir.

Vale lembrar que na medida em que as horas vão passando, o chá vai perdendo as suas propriedades, por isso não é aconselhável deixar para tomar horas após o preparo.

Efeitos secundários

O abuso de erva-mate em qualquer forma é causa frequente de perturbações hormonais (especialmente em mulheres), doenças cardiovasculares (taquicardia, arritmia ), perturbações nervosas ( insônia, excitação e até mesmo delírio), bem como problemas do sistema digestivo (gastrite crônica, esofagite, duodenite, refluxo gastroesofágico, colite crônica, etc.).

Contra indicações

A erva deve ser evitada durante a gravidez, e por pessoas nervosas, hipertensas, ou quem tem insônias.

Outros usos

A erva-mate é também o ingrediente principal ativo de um creme /gel famoso, usado por fisioterapeutas, quiropráticos e atletas de todo o mundo, chamado Biofreeze.

Na província de Misiones, Argentina, é elaborado o perfume “Misiones” à base de erva-mate, criado por Fabiola Pittana.

Estudo realizado na Universidade de Illinois em 2005 (in vivo e in vitro) mostrou que a erva-mate tem uma significativa atividade anticâncer. “O chá de erva-mate é rico em componentes fenólicos, flavonóides, que ajudam a inibir a proliferação de células de câncer de boca.”

No comments yet.

Deixe uma resposta

*