Como montar uma sorveteria

Se a sua cidade é uma daquelas que faz calor quase o ano todo e as pessoas não abrem mão de um sorvete, vale a pena a pena montar uma sorveteria. É claro que não é só comprar alguns frízeres ou uma câmara fria, para montar um negócio que vá fazer sucesso é importante planejar bem desde a compra dos materiais, passando pela mão de obra e as estratégias de venda. Saiba um pouco mais sobre o processo e o que você vai precisar.

Maquinário

Existem duas possibilidades para quem deseja ter uma sorveteria, sendo a primeira em que o sorvete é fabricado no próprio estabelecimento e a segunda quando um fornecedor vende grandes quantidades do sorvete que será revendido. Nos dois casos é necessário, pelo menos, o maquinário básico, que pode ou não incluir a câmara fria, dependendo do tamanho e da quantidade de sorvete o qual será necessário estocar. Independente do tipo de negócio, também serão necessários freezers para armazenamento e exposição, balança de precisão, balde para higienização das colheres, colheres gatilho próprias para sorvete, taças e copos para servir, mesas e cadeiras.

Se na própria sorveteria for feito o sorvete será necessária uma batedeira industrial para fazer a misturar, maquinário próprio para a fabricação de picolés e mixer para fazer milkshake. Se preferir, adquira uma máquina própria para a fabricação dos produtos que serão comercializados. Elas são mais dinâmicas e facilitam o trabalho de quem quer montar uma sorveteria. Se optar por uma empresa que irá fornecer o sorvete, pesquise sua aceitação no mercado e valores que podem ser negociados.

Plano de negócio

SorveteriaÉ preciso fazer um plano de negócio com as estratégias que serão elaboradas para a venda. Neste plano devem conter objetivos, a descrição do mercado, locais em que vai atuar, público – alvo, concorrência e outros. A abordagem ao cliente também deve ser enfatizada, bem como o papel de cada um dos sócios, pontos positivos e negativos, qual o diferencial do negócio e quais pontos podem ser explorados. Faça uma planilha com custos de negócio, tantos os fixos quanto os variáveis, inclusive os inesperados. Também é importante se projetar para o futuro, estabelecendo metas a serem cumpridas e mercados que serão explorados.

Oportunidades

É preciso ter alvará da Anvisa para manter o negócio e isso deve ser providenciado antes da abertura do negócio para evitar problemas futuros. Quanto ao local que será instalada a sorveteria, pesquise bem qual o local onde tem maior público e se o local tem o tamanho adequado para funcionar. É necessário que o estabelecimento ofereça banheiro para os clientes e ponto para estacionamento de carros. Veja se há outras sorveterias por perto e se possível, opte por um local onde tenha uma distância considerável, mas que tenha público.

Não é preciso ser uma sorveteria para o público geral, você tem a opção de montar um estabelecimento que tenha como público – alvo festas infantis, por exemplo. Nesses casos, você pode oferecer tanto o sorvete no ponto de vendas quanto por encomendas, oferecendo outros produtos, como bolo de sorvete, banana split e outros, que podem ser bem apreciados nas festas infantis.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*