O BÁSICO de como Investir na Bolsa de Valores

Para um iniciante, o mercado de ações pode parecer um pouco assustador. Mas as ações superam os ganhos dos títulos na maioria dos períodos de médio e longo prazo.

Na realidade, com retornos altos em oferta de bancos e sociedades de construção, investimento em ações é uma oportunidade para se proteger contra o aumento da inflação e alcançar maiores retornos do que títulos e propriedades.

O BÁSICO

No Brasil, o mercado acionário principal é a BM&F Bovespa, onde as sociedades anônimas e outros instrumentos financeiros, como títulos do governo e derivados podem ser comprados e vendidos.
O mercado de ações é dividido em índices diferentes – o mais famoso no Brasil é o IBOVESPA, que compreende as 100 maiores empresas.

Há duas maneiras de acessar o mercado de ações: direta e indiretamente. Embora “diretamente” é um termo impróprio – Investir no mercado de ações é sempre feito através de um corretor de investimentos- O investimento direto significa a compra de ações de uma única empresa e se tornar um acionista.

Existe uma vasta gama de corretor disponíveis. Alguns oferecem serviços personalizados e aconselhamento personalizado, enquanto outros são serviços de transação de ações e mera execução de ordens.

Estes são plataformas on-line, onde um cliente pode comprar e vender ações de forma independente através de uma conta de negociação, sem ser oferecido aconselhamento.

Para os iniciantes que querem estar mais envolvidos e se envolver com ações individuais, faz sentido  abrir uma conta simples, o que mantém o custo do investimento a um mínimo.

Você deve encontrar um corretor on-line que seja adequado para a carteira de investimentos que você pretenda manter. Os serviços oferecidos por esse corretor devem ter custo relativo à seu patrimônio investido, ou esses custos podem acabar com sua rentabilidade futura.

Ler a imprensa financeira pode ser útil em termos de escolha de quais ações comprar. Há também uma série de fóruns de internet, onde existe o compartilhamento de dicas. Investir em ações pode ser um ótimo negócio, desde que você se mantenha informado sobre as condições de mercado.

Para saber mais, leia o post do blog Dax Investimentos intitulado: Como investir na bolsa de valores.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*