Varizes – Exames e Diagnostico médico

Diagnostico médico e exames complementares das varizes:

Consultar o médico

Os médicos, em todo o mundo, utilizam a mesma metodologia para perceber o que se passa com os seus pacientes e descobrir o melhor que há a fazer. Colhem a historia clínica dos pacientes, examinam-nos e solicitam exames especiais.

Colher a história clínica

Os especialistas necessitam de questionar tudo sobre os sintomas, de forma a perceberem quais os que poderão ser causados pelas varizes.

– Quais são os sintomas exactos do paciente?

– Qual é a gravidade dos sintomas? Afectam uma ou as duas pernas? O facto do paciente usar meias de compressão e estas aliviarem os sintomas evidencia que as varizes podem ser a causa e que os problemas são suficientemente sérios ao ponto de o paciente preferir lidar com o inconveniente da compressão.

– O paciente preocupa-se com o aspecto das suas varizes? Algumas pessoas sentem relutância em admitir que este é o maior problema. Contudo, é importante dá-lo a conhecer ao médico.

– O paciente tem outras preocupações? Por exemplo, algumas pessoas preocupam-se com o que poderá acontecer às suas pernas no futuro, especialmente se houver historia familiar de problemas de varizes ou úlceras. Muitas vezes, o paciente precisa apenas de sentir segurança.

– É importante saber se o paciente já fez escleroterapia (tratamento por injecção). Além disso, é fundamental saber se o paciente já foi submetido a uma cirurgia, uma vez que isto pode tornar o tratamento bastante mais complexo (e um Eco-Doppler venoso será normalmente necessário).

– Existe uma historia de trombose venosa profunda (TVP)? lsto é importante porque:

As veias profundas podem estar lesionadas e é necessário verificá-las antes de tratar as varizes; o risco de TVP é mais elevado na altura de uma cirurgia; o paciente pode ter tido apenas uma tromboflebite superficial (flebite), mas ter-lhe sido dito que teve uma trombose; questionar se fez algum raios-X especial ou alguma ecografia venosa e se foi tratado com varfarina pode ajudar a indicar uma verdadeira TVP.

Devem ser feitas outras perguntas de rotina sobre o estado de saúde em geral, sobre hábitos (como fumar), alergias, medicação regular (incluindo a pílula contraceptiva ou tratamentos de substituição hormonal).

Pergunto sempre aos meus pacientes se têm outros problemas nas pernas (como artrite) e até que ponto isso limita a sua capacidade de caminhar.

Exame físico

O exame físico das varizes é feito com o doente de pé, para que as veias se encham de sangue. Alguns médicos pedem que o doente se coloque de pé em cima de uma plataforma, para que possam fazer o exame sentados ou acocorados. Eu sento-me no chão, enquanto o paciente fica de pé.

Examinar as pernas

O médico faz, primeiro, um exame visual geral. para identificar quaisquer alterações de pele ou edema do tornozelo. Em seguida, examina as varizes, para ver quantas são, o seu tamanho e localização na perna. As varizes que se localizam na parte interior da coxa resultam, normalmente, de insuficiência na veia safena interna.

Exame médico tradicional

Os médicos não usavam qualquer equipamento especial para examinar as varizes, à excepção de um torniquete que era colocado à volta da parte superior da coxa, com a perna elevada. Depois o doente levantava-se, o torniquete era retirado e o médico observava e sentia a forma como o sangue preenchia as varizes. Este procedimento permitia verificar se a veia safena interna tinha válvulas insuficientes (incompetentes), no sentido ascendente até à virilha (teste de Trendelenburg). Os torniquetes podiam ser posicionados em diferentes níveis da perna, para tentar descobrir a localização das válvulas insuficientes. Os testes de torniquete não são muito exactos e, por isso, raramente são usados hoje em dia. No entanto, quando são usados, utiliza-se um Doppler portátil sobre as veias para ouvir o fluxo de sangue.

Outra forma de verificar quais eram as veias com válvulas insuficientes que provocavam pressão nas varizes abaixo, consistia em percutir as veias com os dedos de uma mão e verificar se a sensação era transmitida aos dedos da outra, colocada sobre as varizes mais abaixo. Também este teste pode ser feito de forma mais precisa usando um Doppler.

Exames complementares
– Doppler vascular, Doppler portatil e Eco Doppler Venoso

LER TAMBÉM:

Cirurgia de Varizes – Laser e Ablação por Radiofrequência
Tratamento de Varizes por Injeção – Escleroterapia com Espuma
Escleroterapia com Espuma
Pós Operatório de Cirurgia de Varizes
Causas das Varizes
Exercicios para Eliminar Varizes e Outras Dicas Úteis
Prevenir e Eliminar estrias, Varizes, Náuseas e Pernas Cansadas na Gravidez

No comments yet.

Deixe uma resposta

*